Mensagem do Dia
Irmãos e irmãs louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! A Igreja celebra hoje a são Miguel (quem é como Deus) o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo; são Gabriel (força de Deus) revelou a Daniel os segredos dos planos de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João batista e a Maria, o de Jesus; são Rafael (Deus curou) acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego...
Antes de ter criado o homem, Deus criou os Santos Espíritos, os Espíritos Puros, isto é, não compostos de matéria, embora por vontade divina, possam às vezes apresentar-se aos homens sob formas corporais: “Deus, desde o princípio do tempo, criou do nada duas espécies de seres: os Espirituais e os Corporais, isto é, os Anjos e o Mundo; e, depois, criou o Homem, sendo constituído de corpo e espírito, que é comum a ambos os seres (IV – Concílio Latrão – 1215)”.
As Sagradas Escrituras falam-nos de anjos agrupados em 9 coros, a saber: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e os Anjos, que por sua vez, constituem três hierarquias.
A primeira hierarquia, os Serafins, Querubins e Tronos, têm por missão o serviço principal perante o Trono de Deus; a segunda hierarquia: Dominações, Potestades e Virtudes que têm por missão o serviço no espaço da Criação; e a terceira hierarquia: Principados, Arcanjos e Anjos, que têm por missão o serviço junto à humanidade na terra.
Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens, sempre atentos à sua palavra Sl 102,20). Bendigamos nós ao Senhor, por ter-nos feito mensageiros da boa nova, confiando nós a continuação da sua missão, sempre na companhia dos seus anjos e arcanjos...
Oremos: ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
O profeta expressa a esperança do povo de Israel, que acredita em novos tempos e na instauração do reino duradouro, Jesus representa a nova e definitiva aliança que une Deus e a humanidade...
Irmãos e irmãs é justo e necessário que demos graças, não cessando de engrandecer ao nosso Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo poderoso. É a ele que glorificamos quando louvamos os anjos e os santos... Reflitamos!
gutapires
Enviado por gutapires em 29/09/2012