Gutemberg Maciel

Artigos, contos e versos...

Textos

Bom Dia Flor do Dia!
Servos e Servas do meu Senhor nosso Deus cantemos: Estou pensando em Deus, estou pensando no amor ...
Convertidos e Convertidas ao Senhor Jesus Cristo, “Vasos de Barro, Templo de Deus”.
Nesta 5ª Feira da 14ª Semana Do TC, 3ª do Saltério, a Igreja, plena do Espírito Santo, faz memória ao Bem-aventurado Inácio de Azevedo, presbítero e companheiros mártires; e pelas Leituras nos leva Levam a meditar sobre: ” QUEM AMA OS IRMÃOS REVELA DEUS” nos alertando:
Que o Senhor, o Deus de nossos pais, o Deus de abraão, o  Deus de Isaac e o Deus de Jacó, está sempre cuidando do seu povo através dos escolhidos...;
Que não se avexe nossos corações, Eu Sou não esquecerá nunca o seu povo obediente, fiel. E lhe dará a proteção necessária...;
Que tenhamos receio de tomar o julgo do Senhor, nós o suportaremos por O termos junto, lembremos da sua humildade e mansidão... Reflitemos!
*A Igreja celebra a memória de Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires — missionários jesuítas que entregaram suas vidas pela fé e pela evangelização do Brasil. A liturgia, ao fazer memória desses mártires, recorda ao povo de Deus que o discipulado autêntico exige coragem e fidelidade, até mesmo diante do martírio. Essa memória é um convite a sermos fiéis na missão de amar e anunciar o Evangelho, e o texto recorda a teologia joanina, especialmente 1Jo 4,7-12, onde o amor fraterno é sinal da presença de Deus. A meditação proposta no texto reforça a certeza de que Deus cuida do seu povo através dos seus eleitos, como fez com Abraão, Isaac e Jacó. O texto também cita o “Eu Sou”, nome pelo qual Deus se revelou a Moisés (Ex 3,14), reafirmando a proximidade e fidelidade de Deus para com os obedientes e a advertência: “não se avexe nossos corações” remete a João 14,1, quando Jesus diz: “Não se perturbe o vosso coração”. É uma exortação à confiança, baseada na bondade e no cuidado divino.

Introdução aos Mistério Celebrado: Irmãos e Irmãs agora na alegria de estarmos plenos do Espírito da Verdade, busquemos solidificar a nossa fé no sentido de aceitarmos o jugo do Senhor com determinação...
Coleta: Ó Deus, que escolhestes Inácio de Azevedo e seus companheiros para regarem com seu sangue as primeiras sementes do Evangelho lançadas na terra de Santa Cruz, concedei-nos, para vossa maior graça, professar constantemente a fé que recebemos de nossos antepassados. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!
Gente mais ícones da Igreja nos são lembrados na pessoa de Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires, para que absorvendo os seus méritos os coloquemos nas nossas obras... ... Reflitemos!
gutapires
Enviado por gutapires em 17/07/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras