Gutemberg Maciel

Artigos, contos e versos...

Textos

Bom Dia Flor do Dia!
Convertidos e Convertidas ao Senhor Jesus Cristo, “Vasos de Barro, Templo de Deus”.
Nesta 3ª Feira da 22ª Semana do TC e 2ª do Saltério a Igreja, plena do Espírito Santo, pelas Leituras nos leva a compreender o significado de: “A ESCOLHA DO ÚLTIMO LUGAR”, nos alertando:
Que Deus salvou o seu Filho, e seu Filho nos salvou, Ele morreu por nós, morramos por ele, numa disposição completa de entrega, passamos a ser filhos da Luz...;
Que tendo como certo que o Senhor nos protege por todo nosso viver, a quem temeremos? A sua bondade está no resultado do seu objetivo: Vivermos a vida eterna...;
Que Jesus falava com autoridade, autoridade vinda do Pai, daí vir a sua identidade Divina: Tu és de Nazaré (Procedência humana), e és o Santo de Deus. Todos O ficaram conhecendo... Reflitemos!
Conclusão: O texto traz elementos fortes da espiritualidade católica e está bem inserido no ritmo da Liturgia da Igreja. Vamos destacar alguns pontos sob um olhar católico: O Mistério da Salvação: “Ele morreu por nós, morramos por Ele” - Aqui está o coração da fé cristã: a redenção realizada por Cristo na cruz. O texto convida à reciprocidade: se Ele se entregou totalmente por amor, o cristão é chamado a corresponder com a entrega da própria vida, seja na fidelidade cotidiana, seja no martírio interior da renúncia ao egoísmo; “Passamos a ser filhos da Luz”- Isso nos remete ao batismo, quando somos tirados das trevas e incorporados a Cristo, a Luz do mundo (cf. Jo 8,12; Ef 5,8). A vida cristã é, portanto, um caminhar iluminado pela fé, testemunhando a esperança e a caridade; Confiança e proteção divina - O texto evoca o Salmo 26(27): “O Senhor é minha luz e salvação, a quem temerei?”. É uma profissão de fé na providência de Deus, que acompanha e sustenta os seus filhos diante das tribulações; Ao afirmar que Cristo falava com autoridade vinda do Pai, o texto reconhece sua identidade messiânica e divina. O detalhe de ser “de Nazaré” mostra sua humanidade e inserção histórica, mas o título “Santo de Deus” revela sua consagração única. Essa dupla dimensão – humano e divino – é essencial para a fé católica.
Introdução aos Mistério Celebrado: Irmãos e Irmãs agora na alegria de estarmos plenos do Espírito da Verdade, vamos entregar o nosso viver a Ele, com fé e seremos ungidos pela verdadeira Verdade, que nos qualificará para anuncia a boa-nova...
Coleta: Deus onipotente, fonte de todo bem perfeito, semeai em nossos corações o amor ao vosso nome e, estreitando os laços que nos unem convosco, fazei crescer em nós o que é bom e guardai com amorosa solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!
Gente fiquemos ligados nos ensinamentos que nos foram ministrados por Jesus Cristo, e ao modo como seus santos o acolheram no seu viver, para que os faça espelhados no nosso viver... Reflitemos!
gutapires
Enviado por gutapires em 02/09/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras